A Prefeitura de Campinas (SP) confirmou nesta segunda-feira (25) a morte de mais cinco pessoas em decorrência da dengue, elevando o total de óbitos para 84 neste ano. Os novos casos de vítimas fatais, com idades entre 52 e 82 anos, estavam associados a comorbidades. Além disso, o município registrou até o momento 120.593 casos confirmados da doença. A administração também esclareceu que um registro anterior de óbito foi retirado da lista após revisão, ao verificar que a vítima, uma mulher de 85 anos, foi infectada em outra cidade da região.
No último sábado (23), a Prefeitura organizou um mutirão de combate à dengue em oito bairros de Campinas, com o objetivo de eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti. O trabalho envolveu 200 pessoas, entre agentes de saúde e voluntários, que visitaram imóveis em busca de focos da doença. Contudo, 47,1% das residências não puderam ser acessadas devido a imóveis desocupados, fechados ou impedimentos dos moradores. Durante a ação, também foram realizadas orientações sobre como prevenir a proliferação do mosquito transmissor.
A Prefeitura de Campinas reforça a importância das medidas de prevenção, como a eliminação de focos de água parada, especialmente em objetos como pneus, latas e pratos de plantas. Além disso, destaca que a vedação de caixas d’água e o fechamento de vasos sanitários inutilizados são essenciais para conter o avanço da doença.