O Rio de Janeiro será sede do Urban 20 (U20) entre 14 e 17 de novembro, evento que reúne prefeitos das cidades do G20, que representam as maiores economias do mundo. Liderado pelo prefeito Eduardo Paes, o encontro contará com delegações de mais de 100 cidades globais e será realizado no Armazém da Utopia, dentro do Complexo Mauá, que também hospedará atividades do G20 Social. Com foco em questões sociais e ambientais, o U20 visa apresentar um documento aos líderes do G20, abordando desafios urbanos e propondo soluções para problemas globais de financiamento, inclusão social e mudanças climáticas.
A programação do U20 terá como temas principais a inclusão social e o combate à pobreza, a transição energética e a reforma das instituições de governança global, refletindo as pautas prioritárias do G20. Discussões sobre financiamento urbano e resiliência climática trarão debates sobre parcerias e políticas para uma transição justa, destacando a necessidade de reformas nos bancos multilaterais de desenvolvimento. Entre os destaques do evento estão o lançamento do Brazil Hub, do Centro de Financiamento Climático Urbano, e iniciativas para melhorar a qualidade do ar e apoiar o desenvolvimento urbano sustentável no Rio de Janeiro.
Nos dias de conferência, temas variados como inovação nas favelas, governança urbana e uso da inteligência artificial para o bem social serão discutidos, com o apoio de organizações como a Bloomberg Philanthropies e o C40. No último dia, será transmitido o comunicado do U20 ao presidente Lula, ressaltando a importância das cidades no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e no Acordo de Paris. O evento reforça a posição do U20 de que as cidades desempenham um papel crucial na agenda climática, ainda que enfrentem falta de financiamento, especialmente nas cidades do Sul Global.