Os preços de veículos usados no Brasil recuaram 3,34% em 2024 até outubro, segundo dados do Índice Webmotors. Em comparação mensal, a queda foi de 0,43%, enquanto na comparação anual, em relação a outubro de 2023, houve uma leve valorização de 0,37%. Esse movimento reflete sazonalidades do mercado e o equilíbrio entre oferta e demanda, favorecendo consumidores que buscam boas oportunidades de compra, conforme explicou o CEO da plataforma.
Em relação aos veículos novos, a redução nos preços foi de 0,31% ao longo do ano. O índice também passou a incluir dados sobre elétricos e híbridos, destacando uma retração significativa nos preços dos usados: elétricos caíram 16,26%, enquanto híbridos registraram queda de 8,62%. Já os modelos zero quilômetro apresentaram quedas mais modestas, de 3,12% para elétricos e 1,7% para híbridos.
O mercado de veículos eletrificados ainda está se ajustando às novas tecnologias, com crescente interesse por parte dos consumidores, conforme destacou o Índice Webmotors. Contudo, há desafios para uma precificação adequada, especialmente em relação aos modelos seminovos. Este cenário indica que o segmento de carros eletrificados ainda demanda mais tempo para amadurecer e se consolidar.