O preço médio do boi gordo no Estado de São Paulo alcançou, nesta quarta-feira, o valor nominal recorde de 325,65 reais por arroba, superando o patamar anterior de março de 2022. Esse aumento, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), é reflexo de uma forte demanda no mercado interno e de uma exportação robusta, o que impulsionou a elevação contínua dos preços desde outubro.
No acumulado de novembro, o preço da arroba subiu 10,69%, mantendo a tendência de alta observada desde o mês anterior, quando o preço havia subido 16%. Apesar do aumento nominal, quando ajustado pela inflação, os preços mais altos da série histórica do boi gordo ocorreram no final de 2020 e início de 2021, período marcado pelos efeitos da pandemia. O recorde real, considerando o impacto da inflação, foi registrado em 11 de novembro de 2020, com o valor de 368,41 reais por arroba.
Esse aumento no preço da arroba tem gerado impactos no preço da carne, contribuindo para o aumento da inflação. O índice de preços ao consumidor (IPCA-15), divulgado recentemente, registrou uma aceleração no aumento dos preços dos alimentos no domicílio, com destaque para os produtos como óleo de soja, tomate e carne, que tiveram variações significativas. Esses movimentos refletem a pressão crescente sobre a economia doméstica e o aumento do custo de vida.