A Pré-Sal Petróleo (PPSA) irá realizar seu primeiro concurso público em 2025, com o objetivo de contratar 100 profissionais de nível superior para diversas áreas e formar um cadastro reserva. A estatal, que administra contratos de partilha de produção de petróleo e gás natural para a União, prevê lançar o edital ainda este ano. As vagas serão para os cargos de advogado, analista de gestão corporativa, analista de tecnologia da informação e especialista em petróleo e gás.
Atualmente, a PPSA conta com 63 colaboradores responsáveis pela gestão de 24 contratos de partilha, além de acordos de individualização e comercialização das cargas da União. Nos próximos anos, a empresa projeta uma expansão significativa, especialmente na comercialização das parcelas de petróleo e gás natural. O pico de produção dos contratos atuais está previsto para 2029, quando a participação da União deverá alcançar cerca de 564 mil barris por dia, em contraste com os 89 mil bpd produzidos atualmente.
Para realizar o concurso, a PPSA contratou o Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (IDCAP), e as provas deverão acontecer no primeiro semestre de 2025. As oportunidades serão voltadas para o escritório da PPSA no Rio de Janeiro, mas as provas também poderão ser realizadas em São Paulo e Salvador. Todos os cargos terão prova objetiva, enquanto candidatos aos cargos de advogado e especialista em petróleo e gás farão uma prova discursiva adicional. O processo seletivo terá reserva de vagas, com 5% para pessoas com deficiência (PCDs) e 20% para candidatos autodeclarados negros.