A Ponte Preta, após o rebaixamento para a Série C do Campeonato Brasileiro, precisou alterar seus planos para a temporada 2025. Inicialmente, o clube estava próximo de contratar um técnico argentino, mas a queda para a terceira divisão fez com que o acordo fosse cancelado. A mudança nos planos também afetou a negociação com Umberto Louzer, que havia mostrado interesse, mas decidiu seguir outro caminho após a mudança de divisão da equipe.
Com a desistência dos nomes inicialmente cogitados, o coordenador de futebol da Ponte Preta, João Brigatti, indicou o treinador Alberto Valentim, ex-Palmeiras e Botafogo. O clube conseguiu chegar a um acordo com Valentim, que já foi anunciado oficialmente. Brigatti afirmou que está confiante no trabalho do novo comandante e que espera resultados positivos no próximo ano, com o foco em uma campanha sólida nas competições de 2025.
Além da definição do novo treinador, a Ponte Preta também está se preparando para a reformulação de seu elenco, com reforços já contratados, como o lateral Artur e o volante Rodrigo Souza. O clube alvinegro disputará o Campeonato Paulista, a Copa do Brasil e a Série C do Campeonato Brasileiro, com seu grupo no estadual contando com Palmeiras, São Bernardo e Velo Clube.