A Ponte Preta enfrenta um cenário difícil na Série B do Campeonato Brasileiro, mas recebeu uma boa notícia com a definição do campeão da competição. O empate do Mirassol com o Operário-PR garantiu que o título será disputado entre Santos e Novorizontino, assegurando a classificação da Ponte Preta para a Copa do Brasil em 2025. O time de Campinas não participou da edição de 2024, mas sua última participação foi em 2023, quando foi eliminado pelo Brasil-RS na segunda fase.
A Federação Paulista de Futebol (FPF) tem direito a seis vagas na Copa do Brasil, sendo que cinco são definidas pelo Paulistão e uma pela Copa Paulista. Com a classificação do Palmeiras para a Libertadores, a Inter de Limeira, sexta colocada no estadual, ocupou a vaga que seria do time paulista. Agora, com o título da Série B ficando com um time paulista, a vaga na Copa do Brasil será destinada à Ponte Preta, que ocupa a próxima posição na lista de espera.
Além disso, a possibilidade de uma vaga extra na Copa do Brasil também anima a Portuguesa, que depende da classificação do São Paulo à Libertadores para garantir sua vaga. O time paulista ocupa atualmente a sexta posição no Campeonato Brasileiro, com uma boa margem sobre o nono colocado. Caso o G-7 se amplie para G-9, com a conquista de títulos internacionais por equipes como Botafogo e Atlético-MG, o Corinthians também pode manter suas esperanças de uma vaga na Copa do Brasil, com a equipe tentando se aproximar da zona de classificação à Libertadores.