Ponte Preta e Portuguesa vislumbram a chance de disputar a Copa do Brasil em 2025, graças à reta final emocionante da Série B do Campeonato Brasileiro. Com Santos, Mirassol e Novorizontino na disputa pelo título, há expectativas de que, se o Santos ou o Novorizontino vencerem, uma vaga adicional na Copa do Brasil será liberada para uma equipe paulista, uma vez que o campeão já estará classificado pelo Campeonato Paulista. Esse cenário coloca a Ponte Preta como a próxima na fila para a vaga.
A Federação Paulista de Futebol (FPF) detém seis vagas na Copa do Brasil, majoritariamente preenchidas pelos melhores classificados no Paulistão. Santos, Red Bull Bragantino, Novorizontino, São Paulo e Inter de Limeira já garantiram suas posições. Além disso, o Votuporanguense, vice-campeão da Copa Paulista, herdou a última vaga da FPF após a decisão do Monte Azul, campeão do torneio, de jogar a Série D em vez da Copa do Brasil. Assim, a Ponte Preta, como sétima colocada do Paulistão, aguarda pela definição da Série B e torce pela vitória de Santos ou Novorizontino.
Outro fator que pode influenciar é a posição do São Paulo no Campeonato Brasileiro. Se o clube terminar entre os oito primeiros, garantirá vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil, possibilitando a entrada de mais uma equipe paulista na competição. Neste caso, a Portuguesa, oitava colocada do Paulistão, seria a próxima na linha sucessória para a vaga, após a Ponte Preta. Dessa forma, tanto a Ponte Preta quanto a Portuguesa acompanham com atenção os desdobramentos da temporada, mantendo viva a esperança de integrar a disputa nacional em 2025.