Após o rebaixamento da Ponte Preta para a Série C do Campeonato Brasileiro, o técnico João Brigatti anunciou que não continuará no comando do time em 2025, mas permanecerá no clube como gerente de futebol. Brigatti assumirá a responsabilidade de trabalhar ao lado do presidente Marco Antonio Eberlin na montagem do elenco para a próxima temporada, que incluirá o Campeonato Paulista, a Copa do Brasil e a Série C. A mudança ocorre após uma campanha que terminou com a equipe na 17ª posição da Série B, após uma série de oscilações e resultados negativos, culminando no descenso.
Com a saída de Brigatti como treinador, a prioridade agora será a definição de um novo comandante técnico, dado que o Campeonato Paulista começa em janeiro. A Ponte Preta também começará a dispensar atletas fora dos planos para 2025, uma vez que a reestruturação do elenco é considerada fundamental para a recuperação do clube. A nova direção está focada em reorganizar a equipe para enfrentar os desafios da próxima temporada, com ênfase no planejamento de um time competitivo.
Em 2023, Brigatti retornou à Ponte Preta, inicialmente como coordenador técnico, mas assumiu o cargo de treinador durante o ano após a saída do técnico Pintado. Em 2024, Brigatti permaneceu na função até a Série B, onde a equipe não conseguiu evitar o rebaixamento, apesar de algumas melhorias no desempenho, especialmente em casa. Com a derrota para o Sport e o Vila Nova, a Ponte Preta não conseguiu mais escapar da zona de rebaixamento, encerrando sua participação na competição com 38 pontos.