Um policial militar foi indiciado por homicídio doloso, com intenção de matar, após disparar contra um estudante de Medicina de 22 anos em São Paulo, no último dia 20. A vítima foi atingida durante uma abordagem policial em um hotel na Vila Mariana, zona sul da cidade, por volta das 2h50. O incidente foi registrado por câmeras corporais dos policiais, e as imagens estão sendo analisadas pela Corregedoria da Polícia Militar e pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa. O policial responsável pelo disparo, junto com outro militar que participou da operação, foi afastado das atividades operacionais enquanto as investigações seguem.
O governador de São Paulo lamentou a morte do estudante e reafirmou que abusos de autoridade não são tolerados pela Polícia Militar do estado, destacando que a corporação é uma das mais preparadas do país. O caso está sendo acompanhado de perto pelas autoridades locais, e as imagens das câmeras corporais serão essenciais para esclarecer a conduta dos agentes envolvidos na ocorrência.
O incidente ocorre em um contexto de aumento da letalidade policial em São Paulo, com um aumento de 84,3% no número de mortes causadas por policiais militares em serviço, de janeiro a novembro deste ano, comparado ao mesmo período de 2023. O Ministério Público do Estado de São Paulo tem acompanhado essas ocorrências por meio de seu Grupo de Atuação Especial da Segurança Pública e Controle Externo da Atividade Policial.