A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu nesta quarta-feira (27) uma suspeita envolvida em atividades de lavagem de dinheiro e negociação de armas para uma facção criminosa de Minas Gerais, que também atua no Rio. A prisão aconteceu no mesmo dia em que uma operação simultânea foi realizada em cinco estados, com o apoio do Ministério Público de Minas Gerais, visando desmantelar a organização.
A suspeita, identificada como Bruna Neiva Clem Galdino, estava diretamente ligada a um dos líderes da facção, responsável por atividades no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. As investigações apontam que ela fazia movimentações financeiras que envolviam pagamentos de cartões de crédito, depósitos e transferências relacionadas ao tráfico de drogas. Além disso, a polícia identificou que ela estava envolvida no custeio de obras e outros gastos vinculados à facção criminosa.
Em resposta às investigações, a Justiça determinou o sequestro de mais de R$ 345 milhões pertencentes à organização criminosa. O valor está espalhado por diversas contas bancárias, aplicações financeiras, poupanças e outros ativos vinculados aos investigados e suas empresas. A operação visa interromper as atividades financeiras que sustentam o tráfico e outros crimes associados.