A Polícia Civil de São Paulo prendeu seis pessoas nesta quarta-feira (27) suspeitas de envolvimento em um esquema de estelionato conhecido como “Golpe do Amor”, que teria causado prejuízos superiores a R$ 2 milhões às vítimas. As prisões ocorreram em diversas cidades do estado, como São Paulo, Santo André, Osasco e Itaquaquecetuba. Além dos detidos, sete outros suspeitos ainda são procurados pelas autoridades.
O golpe era praticado por meio da internet, com os criminosos se passando por pessoas em busca de um relacionamento afetivo, principalmente com idosos, nas redes sociais. Usando perfis falsos, os golpistas prometiam enviar presentes valiosos às vítimas, desde que estas realizassem depósitos financeiros para cobrir taxas de importação e impostos de supostas encomendas internacionais.
Durante a operação, a polícia apreendeu diversos materiais, incluindo celulares, notebooks e cartões bancários, além de bloquear as contas bancárias dos envolvidos. A ação contou com a colaboração de diversas unidades policiais, incluindo a Divisão de Capturas do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope) e as delegacias seccionais de Mogi das Cruzes, Santo André e Barretos, além da delegacia de Tupanciretã (RS).