A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, na noite de sexta-feira (8), um homem que estava foragido desde os ataques antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro de 2023, em Brasília. A prisão aconteceu durante uma abordagem de rotina na BR-290, em Rosário do Sul (RS), quando o suspeito tentou desviar do trajeto ao perceber postos de fiscalização. Ele estava no banco do passageiro de um carro, com mandado de prisão em aberto expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
De acordo com a PRF, o homem é investigado por suposto envolvimento na organização de atividades ilegais relacionadas a uma rede criminosa, conhecida como a “máfia do Pix”. Ele é acusado de arrecadar recursos para sustentar os acampamentos em frente aos quartéis durante os protestos. Durante o interrogatório, o suspeito declarou que estava escondido no Uruguai e havia retornado ao Brasil apenas para comprar uma geladeira.
O mandado de prisão menciona uma série de crimes, incluindo terrorismo, ameaça, perseguição e associação criminosa, entre outros. O homem foi levado à polícia judiciária de Rosário do Sul e deve ser transferido para um presídio para continuar à disposição da Justiça. O motorista do veículo, que é natural do Uruguai, foi liberado, e o carro foi apreendido por estar com o licenciamento vencido.