A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) reforçou a segurança para a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, que contou com mais de 110 mil estudantes inscritos em todo o estado. A operação envolveu policiamento ostensivo em 221 locais de prova distribuídos em 56 municípios, com o objetivo de garantir a tranquilidade e a integridade das provas, realizadas nos dias 3 e 10 de novembro. A ação contou com o apoio de 638 policiais militares envolvidos em escoltas e monitoramento dos pontos de aplicação.
Durante a operação, os policiais da PMSC foram responsáveis por garantir o sigilo e a segurança das provas, atuando na escolta e patrulhamento dos locais de aplicação, bem como no armazenamento dos exames. Todo o processo de manuseio e entrega das provas foi realizado pelos Correios, enquanto a PMSC ficou encarregada da segurança dos trajetos, da manutenção da ordem pública nos locais e, quando necessário, do controle de tráfego para assegurar a fluidez e a segurança das atividades.
A operação foi planejada para assegurar que todas as etapas do Enem 2024 em Santa Catarina ocorressem sem incidentes, reforçando a presença policial e mantendo um ambiente seguro para estudantes e profissionais envolvidos na logística do exame.