Uma operação da Polícia Civil cumpriu, nesta segunda-feira (11), dois mandados de prisão preventiva contra suspeitos de um esquema de extorsão que teria sido aplicado em diversas cidades do Rio Grande do Sul e até em Santa Catarina. Segundo as investigações, os criminosos se aproveitavam de familiares enlutados, alegando que a pessoa falecida havia sido morta em represália por uma denúncia feita às autoridades. Com isso, exigiam valores sob ameaça de também assassinarem o familiar sobrevivente.
Para sustentar a chantagem, o grupo investigava detalhes sobre a vida das vítimas e utilizava essas informações para contatar os parentes. Entre as cidades mencionadas na investigação estão Sapiranga, Farroupilha, Cachoeira do Sul, Santana do Livramento, Erechim, Seberi, Rodeio Bonito, Feliz e Serafina Corrêa. Uma das vítimas, temendo pela própria vida, chegou a transferir mais de R$ 13 mil para os suspeitos. O delegado responsável pelo caso relatou que o esquema se baseava em ameaças constantes, feitas por ligações telefônicas e mensagens de texto.
Além das prisões, a operação resultou na apreensão de celulares, que serão analisados pela equipe de investigação. Um dos suspeitos estaria operando o golpe de dentro de uma penitenciária em Caxias do Sul. A polícia incentiva denúncias e disponibilizou um canal de contato por WhatsApp para cidadãos que tenham informações ou que tenham sido abordados pelo grupo criminoso.