A Polícia Federal realizou uma operação nesta terça-feira (5) com o objetivo de desmantelar um esquema de fraudes em licitações e desvio de recursos públicos envolvendo a Prefeitura de Canarana, na Bahia. A ação, chamada Operação Sanit, cumpriu 10 mandados de busca e apreensão nas cidades de Canarana e Cedro, em Pernambuco. As investigações apontam irregularidades relacionadas à contratação de serviços de controle de pragas e sanitização de ruas, que teriam sido executados de maneira inadequada ou não comprovada.
De acordo com a Polícia Federal, foram identificados indícios de uso de documentos falsificados e a falta de apresentação de comprovações de serviços executados, o que teria beneficiado a empresa contratada. Além disso, apesar de os contratos exigirem o uso de veículos e equipes qualificadas, foi constatado que as atividades de sanitização foram realizadas por apenas um profissional, o que evidencia a subutilização dos recursos públicos. Os desvios envolviam recursos destinados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e pelo Ministério da Saúde.
Os mandados foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, e os envolvidos poderão responder por crimes como fraude à licitação, direcionamento, superfaturamento e desvio de recursos. As identidades dos investigados não foram divulgadas, e a operação segue em curso com o objetivo de esclarecer o caso e apurar responsabilidades.