A Polícia Federal prendeu em flagrante dois homens no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, Galeão, no último domingo (3), após a apreensão de 12 quilos de maconha. Um dos indivíduos desembarcou de um voo proveniente de Manaus e estava prestes a entregar a droga a um comparsa que o aguardava no local. A fiscalização rotineira dos agentes levou à descoberta da maconha, que estava distribuída em nove tabletes na bagagem do passageiro.
O carregamento tinha como destino a comunidade da Nova Holanda, em Bonsucesso, na zona norte da capital fluminense. Após identificar o primeiro homem, as autoridades conseguiram localizar e prender também o segundo suspeito, que seria responsável por receber a droga e entregá-la ao tráfico. Ambos os homens foram encaminhados ao sistema prisional do estado e poderão enfrentar acusações relacionadas ao tráfico de drogas.
Dados da Polícia Federal revelam que, até outubro de 2024, aproximadamente 828 pessoas foram detidas nos aeroportos brasileiros por transporte de drogas, marcando um aumento de 34% em comparação a 2023. No intervalo entre 2022 e 2024, o Rio de Janeiro registrou 119 prisões, posicionando-se como o terceiro estado com mais detenções, atrás de Guarulhos e Manaus.