A Polícia Civil de São Paulo prendeu cinco pessoas suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas em cidades do litoral paulista, como Bertioga, Guarujá e Mongaguá. A ação faz parte da terceira fase da Operação Santo Amaro, que visa combater organizações criminosas atuantes na Baixada Santista. Durante a operação, os agentes cumpriram 11 mandados de busca e apreensão, além de quatro prisões temporárias. Um dos suspeitos foi flagrado com 30 quilos de cocaína, que estavam escondidos em sacos de tapioca e tijolos do entorpecente.
Além das prisões, os policiais apreenderam três veículos e diversos celulares, usados pelos traficantes. A quantidade exata de aparelhos não foi divulgada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP), mas as apreensões fazem parte de um esforço maior para desmantelar as redes de narcotráfico na região. A operação recebeu apoio do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) e da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise).
A SSP-SP informou que a ação foi desencadeada após a apreensão de 450 quilos de cocaína na capital paulista e tem como objetivo principal desarticular o tráfico de drogas que afeta a Baixada Santista. Com isso, as autoridades buscam reduzir o poder das organizações criminosas, que continuam a ser um desafio para a segurança pública da região.