O presidente da Abecs, Giancarlo Greco, destacou que o Pix por aproximação deverá impactar principalmente o uso de cartões de débito no Brasil. Em coletiva de imprensa, ele explicou que, apesar da inovação, a modalidade de crédito deve ser menos afetada, uma vez que os benefícios oferecidos, como programas de fidelidade, ainda são atrativos para os consumidores e sustentam o crescimento do setor.
Para os cartões de crédito sem anuidade, que não possuem benefícios adicionais, Greco acredita que o impacto do Pix por aproximação será mais limitado. Ele ressalta que o cartão de crédito, além dos benefícios, oferece um limite de gastos pré-estabelecido, fator importante que pode ajudar a manter a preferência dos consumidores pela modalidade, mesmo com a chegada do Pix por aproximação.
Com a obrigatoriedade de oferta do Pix por aproximação prevista para fevereiro do próximo ano, algumas instituições financeiras, como Itaú Unibanco, C6 Bank e PicPay, já começaram a disponibilizar o serviço em 2023. Esse novo recurso pode ser acessado via Google Pay, integrando a inovação ao ecossistema de pagamentos digitais para usuários de dispositivos Android, e representa uma nova fase nas transações financeiras do país.