O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido teve um crescimento de 0,1% no terceiro trimestre de 2024 em relação aos três meses anteriores, segundo dados preliminares do Escritório Nacional de Estatísticas (ONS). O desempenho ficou aquém das expectativas do mercado, que previa uma alta de 0,3% para o período.
Na comparação anual, o PIB britânico registrou um crescimento de 1% entre julho e setembro, também abaixo da previsão de 1,1% feita por analistas consultados pela FactSet. O resultado sugere uma desaceleração da economia britânica, que já enfrentava desafios relacionados a fatores como inflação e incertezas no cenário econômico global.
Embora o crescimento tenha sido modesto, os dados ainda indicam uma expansão econômica em um contexto de recuperação gradual, após a recessão provocada pela pandemia de COVID-19 e seus efeitos subsequentes. O desempenho do PIB no terceiro trimestre de 2024 reflete a complexidade das condições econômicas do país, que continuam a ser monitoradas de perto por economistas e investidores.