Os preços do petróleo registraram uma queda superior a 2 dólares nesta segunda-feira, influenciados por rumores sobre um possível acordo de cessar-fogo entre Israel e o Líbano, que visaria encerrar o conflito com o Hezbollah. O barril de Brent foi negociado a 73,01 dólares, com uma diminuição de 2,16 dólares (2,87%), enquanto o petróleo West Texas Intermediate (WTI) fechou a 68,94 dólares, registrando uma baixa de 2,30 dólares (3,23%). A especulação sobre a possibilidade de paz contribuiu para uma redução nos temores de interrupção de fornecimento, impactando o mercado.
Embora não tenha ocorrido uma interrupção no fornecimento de petróleo devido ao conflito, o mercado de energia foi afetado pela expectativa de que o acordo de cessar-fogo entre os países da região poderia diminuir a tensão e, consequentemente, os riscos geopolíticos. Autoridades israelenses mencionaram avanços rumo ao cessar-fogo, mas também ressaltaram a necessidade de mais negociações, enquanto o governo libanês demonstrou otimismo cauteloso, destacando a falta de confiança em alguns líderes israelenses.
Especialistas do setor, como Giovanni Staunovo, do UBS, afirmaram que, embora o prêmio de risco do petróleo já estivesse baixo antes dessa queda, o alívio nos temores de um agravamento do conflito contribuiu para o movimento de baixa. De acordo com Phil Flynn, analista do Price Futures Group, os mercados de petróleo continuam a ser influenciados pela flutuação dos riscos associados a interrupções no fornecimento, com os preços oscilando de acordo com as notícias sobre a evolução dos conflitos internacionais.