A Petrobras anunciou nesta segunda-feira, 18, que firmou dois acordos com a Yara e a Araucária Nitrogenados (Ansa) como parte de um esforço para estabelecer uma parceria estratégica nos setores de fertilizantes e produtos industriais. O primeiro acordo visa à produção e comercialização de Arla 32, um agente redutor líquido automotivo, que será fabricado pela Ansa utilizando ureia fornecida pela Yara. Esse entendimento tem como objetivo restabelecer a produção nacional desse produto, que atualmente é importado.
O segundo acordo envolve uma cooperação técnica focada no desenvolvimento de estudos conjuntos nas áreas de fertilizantes, produtos industriais e projetos de descarbonização. A parceria inclui a produção de fertilizantes renováveis e de baixo carbono, além de estratégias para aumentar a eficiência produtiva e a oferta desses produtos no mercado. A transição energética também é um dos focos dessa colaboração, com ênfase na sustentabilidade.
A Petrobras também destacou o investimento de R$ 870 milhões para a retomada das operações da fábrica da Ansa, localizada no Paraná, que estava paralisada desde 2020. A reativação das atividades está prevista para maio de 2025, adiantando-se em relação à previsão inicial. O processo de desibernação e retomada das operações está sendo conduzido pela Petrobras e pela Ansa, com a expectativa de que a fábrica volte a operar integralmente dentro de um ano e meio.