Uma pesquisa do Datafolha, divulgada no último sábado (16), revela que 80% dos brasileiros são a favor da demissão de servidores públicos em caso de desempenho inadequado. A pesquisa, que avaliou a percepção da sociedade sobre o funcionalismo público, também mostrou que 71% da população apoia a aprovação de uma reforma administrativa que altere a avaliação de servidores com base no desempenho. Apesar disso, 56% dos entrevistados acreditam que os servidores devem ter a garantia de estabilidade no emprego para desempenharem suas funções com eficiência.
A qualidade dos serviços prestados pelo setor público foi avaliada de forma negativa por grande parte da população. A pesquisa indicou que apenas 41% dos brasileiros consideram o desempenho geral do serviço público como ótimo ou bom, enquanto 40% o classificam como regular e 18% como ruim ou péssimo. Entre as áreas mais criticadas estão os postos de saúde e hospitais, com 28% de avaliação negativa, e as agências como INSS e Receita Federal, com 26% de críticas.
Além da questão da performance, a pesquisa também destacou a visão dos brasileiros sobre os gastos com servidores públicos. Cerca de 47% dos entrevistados acreditam que o país deveria gastar menos com salários e benefícios, enquanto 33% defendem a manutenção dos níveis atuais. Em relação à possibilidade de demissão de servidores por excesso de funcionários ou para reduzir os gastos públicos, 55% e 46% dos entrevistados, respectivamente, se mostram favoráveis. A pesquisa foi realizada nos dias 7 e 8 de outubro, com 2.029 participantes em 113 municípios, e tem uma margem de erro de 2 pontos percentuais.