Uma nova pesquisa realizada pela Mars Incorporated destaca a crescente importância dos animais de estimação na vida dos humanos, com mais de um terço dos tutores considerando seus pets como a coisa mais importante de suas vidas. Aproximadamente metade da população global possui um animal de estimação, com uma predominância de tutores de gatos em relação aos de cães. A preferência por filhotes também é marcante, com 84% dos cães e gatos adotados antes dos 12 meses de idade.
O levantamento, que consultou mais de 20 mil tutores de cães e gatos em 20 países, também apresenta um ranking das raças mais populares. Entre os cães, o Labrador e o Chihuahua estão empatados em 6% de preferência, seguidos pelo Golden Retriever com 5%. No caso dos gatos, a raça Persa lidera com 16%, seguida pelo British Shorthair e pelo Siamês, com 11% e 9%, respectivamente.
Esses dados refletem não apenas a popularidade das raças, mas também a crescente responsabilidade e o carinho que os tutores dedicam a seus animais. A pesquisa foi realizada entre 1º de março e 4 de abril de 2024, evidenciando uma tendência global que valoriza ainda mais a relação entre humanos e seus companheiros peludos.