Uma pesquisa realizada pelo Instituto Climainfo mostra que uma grande maioria dos brasileiros vê os impactos econômicos das mudanças climáticas como devastadores. De acordo com o levantamento, 91% dos entrevistados acreditam que o agravamento dos eventos climáticos pode afetar gravemente a economia do país. Além disso, a pesquisa aponta que 79% dos participantes defendem que o Brasil deve liderar a transição energética global.
Outro dado relevante da pesquisa indica que 64% dos brasileiros consideram que o país deveria focar seus esforços no desenvolvimento econômico com o objetivo de eliminar a produção e o consumo de combustíveis fósseis. Em relação às mudanças climáticas, 73% dos entrevistados acreditam que o combate à mudança do clima deve ser uma prioridade para o governo. A pesquisa também revela que 97% dos brasileiros apoiam a meta de zerar o desmatamento até 2030.
Além disso, a pesquisa revela que muitos brasileiros associam o desmatamento à mudança climática. Embora 81% acreditem que o desmatamento seja a principal causa, 72% indicam que as empresas de combustíveis fósseis deveriam ser responsabilizadas pelos impactos climáticos. Para 71% dos entrevistados, é possível eliminar o uso de combustíveis fósseis até 2050. O diretor do Instituto Climainfo, Delcio Rodrigues, destacou que os resultados surpreendem ao mostrar uma crescente conscientização sobre as causas das mudanças climáticas e o potencial da transição energética como uma oportunidade econômica para o Brasil.