Uma pesquisa do Instituto Climainfo revelou que 91% dos brasileiros acreditam que os impactos econômicos serão devastadores caso os eventos climáticos se agravem. O levantamento, realizado com 2 mil pessoas, também aponta que 79% dos entrevistados querem que o Brasil lidere a transição energética mundial. A maioria acredita que a mudança de foco do desenvolvimento econômico, em direção à eliminação do uso de combustíveis fósseis, é essencial, com 64% manifestando apoio a essa agenda. A pesquisa também destaca que 73% consideram urgente que o governo priorize o combate às mudanças climáticas, enquanto 97% defendem o fim do desmatamento até 2030.
O estudo, conduzido pela plataforma online Pollfish em julho de 2024, também revelou que muitos brasileiros têm uma visão equivocada sobre as causas das mudanças climáticas. Embora 81% acreditem que o desmatamento seja a principal causa do aquecimento global, 72% apontam as empresas de combustíveis fósseis como responsáveis pelos eventos climáticos extremos. Além disso, 71% dos entrevistados acham que é possível cessar a queima de combustíveis fósseis até 2050, embora esse objetivo apresente desafios consideráveis.
O diretor do Instituto ClimaInfo, Delcio Rodrigues, destacou que a pesquisa evidencia um entendimento crescente de que a transição energética representa uma oportunidade econômica para o Brasil. Apesar de algumas percepções errôneas sobre as causas das mudanças climáticas, o estudo mostra um alinhamento crescente com as metas globais de sustentabilidade, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), principalmente no que se refere à Ação Contra a Mudança Global do Clima.