Uma pesquisa realizada pelo Itaú Unibanco em parceria com o Instituto Locomotiva revela que muitos pequenos e médios empresários dos setores de comércio e varejo no Brasil enfrentam desafios operacionais significativos, o que dificulta a elaboração de estratégias para aproveitar a Black Friday, marcada para 29 de novembro. De acordo com o estudo, 42% desses empresários tomam todas as decisões sozinhos, o que os sobrecarrega e impede que dediquem tempo para planejar adequadamente para a data.
A pesquisa, que ouviu 1.001 empreendedores de empresas com faturamento anual entre R$ 360 mil e R$ 50 milhões, também aponta que 83% dos entrevistados enfrentam dificuldades em aumentar o faturamento. Entre os principais obstáculos estão a gestão de crises econômicas e flutuações de mercado (82%), a concorrência (77%) e a gestão financeira (79%), com muitos relatando desafios em manter uma reserva financeira ou cortar custos. Além disso, 73% dos empresários afirmam ter dificuldades para implementar estratégias eficazes de marketing e vendas.
Apesar das dificuldades, especialistas apontam que a Black Friday representa uma oportunidade importante, e que, com um bom planejamento estratégico, os empreendedores podem aumentar significativamente suas vendas. O diretor de pagamentos para empresas do Itaú, Angelo Russomanno, destaca que, para tirar o máximo proveito da data, é essencial ter uma estratégia tática bem definida, considerando o público-alvo, os canais de vendas e o e-commerce, evitando que a sobrecarga operacional comprometa o desempenho nas vendas.