O Partido Republicano conquistou, na quarta-feira (13), as cadeiras necessárias para assegurar a maioria na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, durante o novo governo do presidente eleito Donald Trump. Com vitórias no Arizona e na Califórnia, os republicanos obtiveram os 218 assentos essenciais para o controle da Casa. O partido já havia alcançado a maioria no Senado, o que garante um Congresso alinhado com a agenda do presidente eleito.
Com o controle das duas casas do Congresso, o Partido Republicano estará em posição de avançar com a implementação das promessas de campanha de Trump. Entre as propostas que deverão ser priorizadas estão a realização de uma grande operação de deportação, o aumento dos cortes de impostos e a revisão da economia americana, além de ações contra adversários políticos.
Embora em 2016 o Partido Republicano também tenha conquistado o Congresso, o presidente Trump enfrentou dificuldades com membros da sua própria legenda e com um Supremo Tribunal com maioria de inclinação liberal. Agora, com um cenário mais favorável, o novo governo terá mais facilidades para moldar as políticas conforme suas intenções.