Neste domingo (10), ocorre o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Minas Gerais, onde mais de 390 mil candidatos se inscreveram. No primeiro dia de provas, realizado na semana anterior, 25,2% dos inscritos não compareceram, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A maioria dos inscritos no estado é composta por mulheres (61,9%) e jovens de até 17 anos (58,22%).
Os candidatos realizarão hoje as provas de ciências da natureza e matemática, totalizando 90 questões de múltipla escolha. No primeiro dia de exames, foram aplicadas as provas de linguagens, códigos, ciências humanas e redação, que abordou o tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil.” Os portões dos locais de prova estarão abertos das 12h às 13h, e o término dos exames está previsto para 18h30. Participantes que enfrentaram problemas logísticos ou doenças contagiosas listadas no edital podem solicitar a reaplicação entre 11 e 15 de novembro.
Para facilitar o deslocamento dos candidatos, a capital mineira, Belo Horizonte, aumentou a frequência dos trens do metrô e de 50 linhas de ônibus municipais, além de oferecer viagens gratuitas em bicicletas elétricas mediante cadastro online.