Em visita à Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, realizada em Belém e promovida pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), a ex-presidente da Libéria e Nobel da Paz Ellen Johnson-Sirleaf abordou a importância da representatividade feminina na política global. Sirleaf destacou que a liderança feminina pode contribuir de maneira significativa para a paz e sustentabilidade, afirmando que as mulheres, ao assumirem posições de poder, frequentemente promovem a igualdade e a prosperidade.
Durante o evento, Sirleaf ressaltou a escassez de mulheres líderes no cenário mundial e defendeu que essa ausência é um dos desafios contemporâneos para a construção de um mundo mais pacífico e equitativo. Para ela, as mulheres tendem a usar o poder para fortalecer a união e promover a paz, em contraste com o uso da força e da violência. Sirleaf incentivou a promoção de lideranças femininas fortes, que, segundo ela, contribuem para avanços significativos na sociedade.
A Nobel da Paz também comentou sobre as eleições norte-americanas e a crescente presença do continente africano no G20, que se reunirá no Rio de Janeiro em novembro. Em um tom cauteloso, ela destacou que, durante campanhas políticas, líderes fazem promessas que nem sempre se realizam devido às limitações institucionais. Ao final, a conferência reforçou o alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente no que se refere à igualdade de gênero, redução das desigualdades e promoção da paz e justiça.