A campanha Papai Noel dos Correios permite que qualquer pessoa se torne um doador para crianças em situação de vulnerabilidade social. Crianças de até 10 anos ou matriculadas no ensino fundamental em escolas públicas podem escrever cartas com pedidos de presentes. As cartas também podem ser enviadas por instituições parceiras, como creches, abrigos e núcleos socioeducativos. O objetivo é que padrinhos e madrinhas adotem essas cartas e entreguem os presentes nas agências dos Correios.
Em 2023, a campanha alcançou um marco significativo, com 100% dos pedidos atendidos, beneficiando cerca de 270 mil crianças. Os interessados em participar podem adotar uma carta acessando o site oficial da campanha, onde podem selecionar as cartas disponíveis, além de escolher o local mais próximo para a entrega dos presentes. As doações podem ser feitas até o dia 9 de dezembro no Piauí.
Para quem deseja enviar uma carta, é necessário que um responsável acesse o site e envie uma foto legível do pedido da criança. No entanto, é importante observar que não serão aceitas cartas com dados pessoais como endereço ou telefone. A identificação da criança será feita no momento do cadastro, garantindo a privacidade das informações. A campanha oferece uma oportunidade de solidariedade e envolvimento da comunidade, promovendo um Natal mais feliz para as crianças em situação de vulnerabilidade.