O Panorama do Cooperativismo Goiano 2024, produzido pela Universidade Federal de Goiás (UFG) a pedido do Sistema OCB/GO, será divulgado nesta quinta-feira (14/11) em evento no AlphaPark Hotel, em Goiânia. Esta é a segunda edição do estudo, que oferece uma visão abrangente sobre o desenvolvimento do setor cooperativista no estado. O evento também contará com uma palestra da economista Zeina Latif, que discutirá a atual conjuntura econômica do Brasil e as perspectivas para os próximos anos.
Um dos principais destaques do evento será o expressivo crescimento do número de cooperados em Goiás, que mais que dobrou nos últimos quatro anos, saltando de 290 mil para 609,7 mil associados. A meta estabelecida para 2027 foi alcançada com antecedência, o que reflete uma adesão crescente da população goiana ao modelo cooperativo. O impacto indireto deste crescimento alcança cerca de 2 milhões de pessoas no estado, considerando que cada cooperado representa, em média, quatro membros de uma família.
Além dos números impressionantes, o evento também prestará uma homenagem a parlamentares que contribuíram para o avanço do cooperativismo em Goiás, reconhecendo o impacto positivo do setor na economia e na sociedade local. A pesquisa, que envolveu 249 cooperativas e uma amostra de 95%, é baseada em mais de 21 mil dados sobre o cooperativismo goiano e evidencia a expansão das cooperativas como um modelo econômico mais justo e inclusivo.