Os índices de ações na China e em Hong Kong fecharam em alta nesta quinta-feira, impulsionados pelo otimismo dos investidores em relação a possíveis novas medidas de estímulo econômico do governo chinês. Esse sentimento positivo superou as preocupações com as tensões comerciais entre China e Estados Unidos, que podem se intensificar com a reeleição de Donald Trump à Presidência. O índice CSI300 subiu 3,02%, enquanto o SSEC em Xangai avançou 2,57%, sinalizando uma recuperação no mercado local.
Os investidores estão atentos à reunião do Comitê Permanente do Congresso Nacional do Povo, que se encerra na sexta-feira, onde esperam encontrar anúncios que possam dar suporte adicional à economia chinesa. Ações de setores como consumo e financeiro lideraram os ganhos, com altas expressivas de 5,7% e 4,7%, respectivamente, diante da expectativa de que o governo implemente novas medidas para impulsionar o crescimento e neutralizar alguns dos obstáculos impostos pelo cenário externo.
A China tem reforçado o compromisso com políticas monetárias de suporte, segundo o presidente do banco central, Pan Gongsheng, para sustentar uma recuperação econômica contínua. O índice Hang Seng de Hong Kong, que reflete o sentimento dos investidores estrangeiros, também registrou ganhos de 2,02%, indicando uma recuperação após as perdas recentes. Em meio a esse cenário, o mercado continua atento ao impacto potencial de políticas comerciais mais rigorosas dos EUA sobre o crescimento da economia chinesa.