Uma operação de segurança realizada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) resultou na apreensão de mais de 18 kg de pasta base de cocaína na região de Coari, no interior do Amazonas. A substância ilícita estava escondida no convés de uma embarcação que fazia o trajeto entre Tabatinga e Manaus, distribuída em 31 pacotes que imitavam o formato de batatas para despistar autoridades.
A operação, batizada de Protetor das Fronteiras/Fronteira Mais Segura, contou com o apoio da Base Fluvial Arpão 1 e do trabalho da cadela Athena, especialista em detecção de entorpecentes da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CipCães). Foi Athena que sinalizou a presença das drogas, permitindo que os agentes encontrassem os pacotes no interior da embarcação.
Apesar das buscas, o responsável pelo carregamento não foi localizado. O encarregado pelo setor de cargas da embarcação foi levado à delegacia local, integrada à base Arpão 1, onde foi solicitado para prestar esclarecimentos sobre o material encontrado a bordo.