A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e a Rússia renovaram o compromisso com a estabilidade dos mercados de petróleo e energia durante o nono encontro bilateral em Moscou. Liderada pelo vice-primeiro-ministro russo, Alexander Novak, e pelo secretário-geral da Opep, Haitham Al Ghais, a reunião destacou a importância de ações conjuntas para manter um mercado equilibrado e eficiente, essencial para o crescimento econômico global.
Durante o encontro, a Rússia enfatizou seu papel como fornecedor confiável no mercado de petróleo e creditou os benefícios de maior eficiência produtiva e aumento de receitas ao acordo Opep+. Além disso, reforçou a intenção de monitorar constantemente as condições de mercado e adotar respostas flexíveis a eventuais mudanças, consolidando a parceria estratégica entre os países envolvidos.
As discussões também abordaram questões climáticas da COP29, segurança energética e a relevância de mercados estáveis para o progresso econômico global. Enquanto a próxima reunião ministerial da Opep está prevista para 1º de dezembro, o próximo encontro bilateral entre a Opep e a Rússia deverá ocorrer ao longo de 2025, marcando a continuidade de esforços conjuntos.