Durante uma coletiva de imprensa no Centro de Imprensa da Cúpula de Líderes do G20, o secretário-geral da ONU, António Guterres, destacou a importância do grupo em utilizar seu poder econômico para resolver crises globais, como o conflito em Gaza. Guterres enfatizou que a comunidade internacional está observando atentamente as decisões e as ações dos líderes do G20, que têm a responsabilidade de atuar de forma coordenada e eficaz para enfrentar os desafios globais que afetam a paz e a segurança.
O secretário-geral também reforçou a urgência de ações para lidar com as mudanças climáticas, sublinhando que o G20 deve aumentar seu compromisso com a mitigação dos impactos ambientais. A pressão sobre os países mais ricos para fornecerem mais recursos para combater as mudanças climáticas foi uma das principais questões abordadas durante o evento. Guterres lembrou que a luta contra as alterações climáticas é uma prioridade para a comunidade internacional, especialmente em um momento de crescente vulnerabilidade em várias regiões do mundo.
Além disso, Guterres direcionou suas palavras às pequenas ilhas, que enfrentam desafios significativos devido ao aumento do nível do mar e aos efeitos adversos do clima. Ele reconheceu o direito dessas nações de expressarem sua indignação com a falta de ação global. Ao final da coletiva, Guterres reiterou a necessidade de uma resposta mais eficaz e colaborativa para que o G20 se torne um verdadeiro motor de mudanças positivas para a resolução de questões complexas no cenário global.