O governo de São Paulo autorizou o início do processo licitatório para a construção do Hospital Regional de Itapetininga (HRI), que será localizado no bairro Vale São Fernando, próximo à Rodovia Raposo Tavares. Com previsão de entrega para 2026, o hospital será uma unidade de média e alta complexidade, projetada para atender a população de Itapetininga e de municípios vizinhos. O orçamento estadual para 2024 destina R$ 50 milhões para o projeto, que já foi aprovado pela Assembleia Legislativa.
O HRI contará com uma infraestrutura robusta, incluindo 160 leitos gerais, 44 leitos para UTI e unidades de cuidados intensivos, um centro cirúrgico com sete salas, e um pronto atendimento com 22 leitos. A unidade terá também um hospital dia, ambulatório e um espaço de quimioterapia, além de uma farmácia ambulatorial voltada para dispensação de medicamentos oncológicos. O acesso aos serviços será regulado pela Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross), com exceções para obstetrícia e oncologia interna.
A construção do hospital será viabilizada pelo valor arrecadado em um pregão das loterias estaduais, que levantou R$ 600 milhões. Esses recursos também serão usados para construir outro hospital em Birigui, no intuito de atender às regiões de Itapetininga e Araçatuba, áreas que enfrentam uma crescente demanda por leitos hospitalares.