A partir de 2025, as escolas estaduais de São Paulo terão uma nova grade curricular que reduzirá a carga horária diária dos alunos de 315 para 300 minutos, distribuídos em seis aulas de 50 minutos cada, em vez das sete aulas de 45 minutos atualmente praticadas. Essa mudança pretende oferecer aos professores mais tempo para elaborar planos de aula e aos alunos, mais espaço para a realização de atividades em sala. A nova configuração foi anunciada pelo governo estadual e divulgada no Diário Oficial.
No Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, as disciplinas de língua portuguesa e matemática ganharão mais tempo, enquanto matérias como ciências e geografia terão a carga horária reduzida. No Ensino Médio, por exemplo, as aulas semanais de português passarão de 10 para 18, e as de matemática aumentarão para 12, enquanto geografia e educação física terão redução de aulas. As mudanças seguem a reorganização curricular prevista pela Base Nacional Comum Curricular, ajustando disciplinas obrigatórias e optativas para atender às novas diretrizes educacionais estabelecidas a nível nacional.
Além disso, a educação financeira ganhará destaque no currículo, com um aumento nas aulas semanais de quatro para seis no Ensino Fundamental 2 e em algumas séries do Ensino Médio. Essa disciplina, implementada recentemente no ensino paulista, busca fortalecer a relação dos alunos com o dinheiro e preparar os jovens para o planejamento financeiro ao longo da vida. A Secretaria da Educação também confirmou a oferta de aulas de leitura e redação para todas as séries dos anos finais do Ensino Fundamental, visando aprimorar a compreensão textual e habilidades de comunicação dos estudantes.