Ao menos dez estados brasileiros devem enfrentar fortes chuvas nesta quarta-feira, conforme previsão da Climatempo. A chegada de uma nova frente fria intensifica as condições para temporais, especialmente na Região Sul, onde o Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão em alerta. Curitiba e outras áreas do Paraná também devem registrar fortes pancadas de chuva. Enquanto isso, o tempo seco e quente continua a predominar sobre o Nordeste e o extremo norte do Brasil, incluindo estados como Amapá e Roraima.
No Sudeste, áreas como a Serra da Mantiqueira e o Vale do Paraíba, em São Paulo, além do Triângulo Mineiro, estão em alerta para temporais. Pancadas de chuva moderadas a fortes são esperadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e partes de Minas Gerais. No Centro-Oeste, quase toda a região pode registrar chuvas intensas, incluindo a capital Brasília, com alertas específicos para áreas de Goiás e Mato Grosso.
A frente fria que se aproxima também deve aumentar a instabilidade no país ao longo da semana, com maior risco de temporais fortes nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro entre sexta-feira e o fim de semana. A Climatempo destaca que, com o avanço da massa de ar frio, a primeira semana de novembro pode terminar com chuvas intensas em grande parte do país, exigindo atenção dos moradores de áreas em alerta.