A Ducati lançou no Brasil a segunda geração da Scrambler 800, uma moto de visual retrô e aventureiro, com preço inicial de R$ 72.990. Entre as novidades, destacam-se o acelerador eletrônico, modos de pilotagem e um painel digital atualizado, além da possibilidade de personalização com troca de cores da carenagem. Esses aprimoramentos visam tornar o modelo mais competitivo em um mercado de motocicletas de luxo onde outras marcas oferecem opções de motorização similar a preços menores.
A Scrambler 800, com motor de 73 cv e 800 cilindradas, preserva a essência de uma scrambler clássica, adequada para o uso em trechos on e off-road. O modelo conta ainda com design de assento mais fino, guidão mais baixo e suspensão centralizada para melhorar o desempenho e a experiência de pilotagem. A Ducati conseguiu atender aos requisitos de emissão do Promot M5 sem reduzir a potência do motor, uma vantagem frente à concorrência. Além disso, a moto vem equipada com ABS e freios a disco em ambas as rodas, garantindo maior segurança.
Apesar das melhorias, a Ducati Scrambler 800 enfrenta desafios em um mercado onde modelos como a Triumph Scrambler 900, com motor mais potente e preço mais acessível, competem diretamente. Na faixa de preço da Ducati, é possível encontrar opções como a Triumph Scrambler 1200, que oferece motor maior e mais potência. O consumidor da Ducati Scrambler 800 busca, portanto, um modelo exclusivo e tecnologicamente avançado, mas deverá avaliar se os recursos diferenciados justificam o valor superior em comparação com concorrentes que apresentam especificações técnicas robustas e maior torque.