A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) passou a ser emitida em nove unidades do SAC no interior da Bahia a partir desta quinta-feira (7), mediante agendamento online. O novo documento utiliza o CPF como número único de identificação e pode ser solicitado gratuitamente na primeira via, com a apresentação da certidão de nascimento ou de estado civil original. O agendamento para atendimento pode ser feito pelo portal ou aplicativo do Governo, bem como por telefone.
A CIN permite a inclusão de diversos dados adicionais, como número de CNH, título de eleitor, carteira de trabalho, e certificado militar. Informações de saúde, como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências físicas ou intelectuais, também podem ser registradas, além do tipo sanguíneo, fator RH e opção de doação de órgãos. A versão digital da CIN estará disponível no site do Governo três dias após a impressão, contendo um QR Code para verificação de autenticidade.
O prazo de validade do documento varia conforme a idade: cinco anos para crianças de até 12 anos, dez anos para cidadãos de até 60 anos, e validade indeterminada para maiores de 60 anos. Não há necessidade de troca imediata para a CIN, já que o modelo anterior de RG será válido até fevereiro de 2032.