O presidente do Financial Stability Board (FSB), Klaas Knot, destacou a necessidade urgente de reformas no setor financeiro global, com ênfase na implementação das regras de Basileia 3, para garantir a estabilidade financeira. Em carta aos líderes do G-20, Knot ressaltou que o mundo não pode se dar ao luxo de uma instabilidade financeira, especialmente diante do elevado nível de endividamento público e privado e do crescimento econômico modesto. Ele alertou que crises financeiras, como o estresse bancário vivido em 2023, evidenciam a importância de ações rápidas e eficazes dos gestores de bancos e reguladores, especialmente em situações de fuga de capitais.
Além disso, Knot abordou os riscos crescentes no setor financeiro não bancário, que tem visto um crescimento significativo, o que pode acarretar novas vulnerabilidades para o sistema financeiro global. O FSB planeja, no próximo ano, sugerir ações para enfrentar os riscos decorrentes da alavancagem desse segmento, com ênfase na implementação consistente das reformas de Basileia 3. A falta de uma adoção uniforme e eficiente dessas reformas em algumas jurisdições continua sendo um desafio. Knot também destacou a necessidade de melhorar a capacidade das autoridades para operacionalizar e implementar as políticas de forma eficaz.
O avanço da digitalização e os riscos associados a ela também foram abordados por Knot, especialmente no que diz respeito ao uso crescente de inteligência artificial (IA) no setor financeiro. Embora a IA ofereça benefícios significativos, ela também pode aumentar o risco sistêmico devido a questões como dependência de fornecedores e riscos cibernéticos. Além disso, Knot mencionou a importância de promover um ambiente técnico adequado para a melhoria das infraestruturas de pagamentos internacionais, tornando-as mais rápidas, baratas e inclusivas. O FSB também está atento à crescente exposição global aos riscos financeiros relacionados às mudanças climáticas, reforçando a necessidade de metodologias claras para avaliar os impactos ambientais nos negócios das empresas.