Uma ação gratuita promovida pela CAM, clínica especializada em saúde da mulher, realizará 300 mamografias gratuitas no mês de dezembro para mulheres de 40 a 70 anos, residentes em Salvador e Lauro de Freitas. As interessadas devem realizar o agendamento no dia 30 de novembro, exclusivamente pelo telefone, atendendo a critérios como nunca terem feito o exame ou terem realizado a última mamografia há mais de um ano. A iniciativa visa atender usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) e ampliar o acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama.
Pacientes com resultados suspeitos terão acesso a consultas com especialistas e a biópsias, e, em casos confirmados, serão encaminhadas para tratamento no Hospital Aristides Maltez. A campanha busca conscientizar sobre a importância da mamografia como principal ferramenta de prevenção, destacando que a detecção precoce aumenta significativamente as chances de cura. Em 2024, a Bahia deve registrar mais de 4 mil novos casos de câncer de mama, reforçando a relevância de iniciativas como esta.
Em sua quarta edição, o projeto, uma parceria entre o grupo Oncoclínicas e a rede de postos Shell, reforça o compromisso com a saúde pública e a prevenção. A falta de acesso ao exame é uma das principais causas de diagnósticos tardios, o que dificulta o tratamento e reduz as chances de sucesso. Com campanhas como esta, busca-se ampliar o alcance do exame e promover maior conscientização sobre o impacto positivo do diagnóstico precoce na luta contra o câncer de mama.