O Museu da Amazônia (Musa), localizado na Zona Norte de Manaus, será um dos locais visitados pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante sua viagem à capital amazonense no próximo domingo, 17 de novembro. O museu ocupa uma área de 1 km² dentro da reserva florestal Adolpho Ducke, pertencente ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais da Amazônia (Inpa), e se destaca por ser o maior fragmento de floresta primária dentro de uma área urbana no Brasil. Além de viveros e aquários, o Musa oferece exposições sobre a flora e fauna locais, além de um jardim sensorial e trilhas na floresta.
Biden visitará a Amazônia como parte de sua agenda no Brasil, que inclui a participação na Cúpula dos Líderes do G20, no Rio de Janeiro. Durante sua estadia em Manaus, o presidente norte-americano deverá se reunir com líderes locais, incluindo representantes indígenas e ambientalistas, com o objetivo de discutir questões relacionadas à preservação da floresta amazônica. A visita à reserva do Musa será uma oportunidade para Biden conhecer de perto os esforços de conservação na região.
O museu, que funciona diariamente, exceto às quartas-feiras, também conta com uma torre de 42 metros que proporciona uma vista panorâmica do dossel da floresta. Essa atração é uma das mais procuradas pelos visitantes, que também podem optar por trilhas guiadas ou visitas ao nascer e ao pôr do sol. A visita de Biden à Amazônia é um marco importante, pois será a primeira vez que um presidente norte-americano em exercício visita a região.