A Polícia Civil do Ceará prendeu em flagrante uma mulher de 33 anos, apontada como chefe de uma facção criminosa no estado. A prisão ocorreu no sábado (23), e os detalhes da operação foram divulgados em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (25). Ela já respondia por envolvimento em organização criminosa e é suspeita de gerenciar a logística de distribuição de drogas, além de ser responsável pela administração financeira do grupo e pela execução de homicídios.
A suspeita é membro da facção Guardiões do Estado (GDE), considerada a maior organização criminosa nas ruas de Fortaleza e uma das maiores dentro dos presídios do estado. De acordo com as investigações, ela ocupava um cargo de liderança importante dentro da facção, tomando decisões estratégicas, incluindo ordens para a execução de rivais e o controle de disputas territoriais, especialmente na região do bairro Vicente Pinzón e arredores.
Durante a prisão, foram apreendidos celulares e outros objetos que devem auxiliar no andamento das investigações. A mulher foi levada à sede da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), onde permanece à disposição da Justiça. A Polícia Civil continua as investigações para identificar outros membros da organização e desarticular suas atividades criminosas, enquanto solicita à população o envio de informações confidenciais por meio dos canais de denúncia disponíveis.