O Ministério da Educação (MEC) está analisando a possibilidade de retomar o uso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como ferramenta para certificação de conclusão escolar de adultos a partir de 2025. Essa prática, que foi interrompida em 2017, permitiria que pessoas com mais de 18 anos que não completaram o ensino médio na idade regular utilizassem o Enem para obter o diploma, sem substituir o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que continuará sendo aplicado. Essa proposta visa aumentar o acesso à educação e adaptar a avaliação às necessidades dos candidatos.
Até 2016, o Enem funcionava também como um exame de certificação para maiores de 18 anos, exigindo uma pontuação mínima nas provas objetivas e na redação. No entanto, essa função foi descontinuada com o argumento de que o Enem estava exigindo conteúdos aprofundados, mais direcionados ao ingresso no ensino superior, e não atendia às expectativas de quem buscava apenas o diploma escolar. O Encceja foi mantido como a alternativa para essa certificação e continuará sendo oferecido para o ensino fundamental e médio.
Além dessa possível mudança, o MEC está discutindo um novo uso para o Enem na avaliação dos alunos do 3º ano do ensino médio, em substituição ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) nessa fase. O objetivo, segundo o ministro Camilo Santana, é aumentar a eficiência do processo avaliativo nacional a partir de 2025, e essa proposta será amplamente discutida com as redes de ensino antes de ser implementada.