A B3 realizará o próximo rebalanceamento do índice Ibovespa em 6 de janeiro, com prévias oficiais divulgadas nos dias 2 de dezembro, 16 de dezembro e 2 de janeiro. O Itaú BBA projeta a inclusão das ações Marcopolo (POMO4), Porto (PSSA3) e Smart Fit (SMFT3), que superaram o limite de negociabilidade exigido pela metodologia do índice. As inclusões elevarão o total de ativos de 86 para 87, com os pesos de POMO4, PSSA3 e SMFT3 estimados em 0,30%, 0,33% e 0,30%, respectivamente.
Quanto às exclusões, Alpargatas (ALPA4) e Eztec (EZTC3) têm alta probabilidade de sair do índice, pois seus índices de negociabilidade não atendem mais aos critérios da metodologia. Além disso, ações como Copel (CPLE3) e Direcional (DIRR3) estão próximas do limite de inclusão e podem aparecer nas prévias, dependendo de mudanças na negociabilidade até a data oficial do rebalanceamento.
Mudanças nos pesos de ações relevantes também são esperadas. Petrobras (PETR3) pode ter seu peso limitado por critérios de negociabilidade, enquanto Itaú (ITUB4), que aumentou seu índice de negociabilidade desde o último ajuste, pode ganhar maior representatividade no índice. O cenário aponta para um rebalanceamento movimentado e estratégico no principal índice da Bolsa brasileira.