A Moto Morini, tradicional marca italiana de motos, anunciou a abertura de uma fábrica em Manaus, Amazonas, com investimentos de R$ 250 milhões. A operação está prevista para começar no segundo semestre de 2025 e terá como foco a produção de três modelos de motocicletas, que competirão diretamente com marcas renomadas como Honda, BMW e Triumph. O investimento será alocado nos primeiros três anos para estruturar a cadeia produtiva na Zona Franca de Manaus, além de criar uma rede de concessionárias.
Entre os modelos que podem ser lançados estão a Seiemmezzo, uma naked de 650 cilindradas que deve rivalizar com a Honda CB 650R, a X-Cape, uma trail voltada para aventuras, e a Calibro, uma custom que competirá com a Royal Enfield Super Meteor 650. Os motores, que variam de 650 a 1200 cilindradas, prometem atender ao público que busca motos de alta performance e qualidade.
As primeiras concessionárias da Moto Morini deverão abrir em julho de 2025 em diversas cidades do estado de São Paulo, com planos de expansão para outras regiões do Sudeste e do Sul do Brasil até 2027. Com quase 90 anos de história, a Moto Morini já está presente em 55 países e aposta no mercado brasileiro como um novo desafio para aumentar sua presença global.