O diplomata e ex-ministro da Indústria José Botafogo Gonçalves faleceu nesta sexta-feira, aos 89 anos, no Rio de Janeiro. Nascido em Belo Horizonte e formado em ciências jurídicas e sociais pela PUC/RJ, Gonçalves atuou brevemente como ministro da Indústria, Comércio e Turismo entre 1998 e 1999, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Até recentemente, ele ocupava o cargo de vice-presidente emérito no Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), entidade que lamentou sua partida em nota oficial, expressando condolências aos familiares, amigos e colegas.
Com uma trajetória diplomática iniciada em 1960, José Botafogo Gonçalves foi embaixador do Brasil na Argentina de 2002 a 2004 e teve papel importante em questões de integração regional como embaixador especial de assuntos do Mercosul. Ao longo de sua carreira, representou o Brasil em missões diplomáticas em Moscou, Roma, Santiago, Paris e Bonn. Em 1983, integrou a equipe brasileira responsável pela renegociação da dívida externa e, entre 1985 e 1987, assumiu o posto de vice-presidente de Relações Externas do Banco Mundial, em Washington.
Além de sua trajetória profissional marcante, Gonçalves deixa a esposa Susana, três filhos e sete netos. O Itamaraty, representado pelo ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira e pela secretária-geral Maria Laura da Rocha, expressou suas condolências à família e aos amigos. A nota destaca o respeito e admiração pelo legado de Gonçalves, uma figura significativa na diplomacia e nas relações internacionais do Brasil.