A modelo Luana Cavalcante, vencedora do Miss Brasil 2024, fez duras críticas à organização do concurso e ao coordenador nacional, Gerson Antonelli, em suas redes sociais. Em um desabafo publicado na segunda-feira (18), ela revelou ter sido impedida de postar fotos comemorativas após sua vitória, alegando que o coordenador justificou a restrição com base em regras contratuais do Miss Universo. No entanto, Luana observou que, recentemente, a atual Miss Universo publicou imagens semelhantes, o que a fez questionar a real justificativa para a proibição.
A crítica de Luana se estendeu a outras situações em que, segundo ela, foi orientada a seguir regras sem justificativa clara, algo que ela considerou restrições injustas. A modelo, que foi a primeira mãe e a primeira pernambucana a ser coroada Miss Brasil, destacou que sua conquista foi possível graças a uma flexibilização nas normas do Miss Universo, que passou a permitir inscrições de mulheres mães, casadas, divorciadas e trans.
Apesar de ter sido considerada uma das favoritas para o título de Miss Universo 2024, Luana não foi classificada entre as 30 semifinalistas do concurso, que teve a dinamarquesa Victoria Kjaer como vencedora. A organização do Miss Universo Brasil foi contatada para comentar sobre o caso, mas não se pronunciou publicamente, nem por meio de suas redes sociais.